Tosse

 

É um ato reflexo que é deflagrado quando receptores situados nas vias aéreas superiores e inferiores são ativados. Esse sintoma está presente em uma grande variedade de patologias pulmonares e extra-pulmonares. Para melhor compreender as causas, a tosse é dividida de acordo com a duração.

TOSSE AGUDA

É a tosse com duração menor que três semanas.

Causas mais comuns: infecções virais das vias aéreas superiores (resfriado, gripe, sinusite aguda) e das vias aéreas inferiores (destaque para as traqueobronquites agudas). Rinite, exposição a alérgenos e irritantes, medicamentos, exacerbações de asma além de doenças mais graves como pneumonia, DPOC exacerbado, edema pulmonar cardiogênico e embolia pulmonar também podem apresentar tosse como um dos sintomas.

TOSSE SUBAGUDA

É a tosse com duração entre três e oito semanas.

Uma das causas mais comuns é a tosse pós-infecciosa, que permanece mesmo após melhora dos outros sintomas da infecção viral. Isso acontece, entre outros fatores, por uma maior sensibilidade da mucosa das vias aéreas, que foi lesada durante a infecção, aos estímulos externos.

Outras causas: asma, rinossinusite, doença do refluxo gastresofágico, bronquite eosinofílica, entre outros.

TOSSE CRÔNICA

É a tosse com duração maior que oito semanas.

Causas Pulmonares: Asma, DPOC, Bronquite Eosinofílica, Bronquectasias, doenças intersticiais.

Causas Extra-Pulmonares: Rinossinusites, Disfunção de Cordas Vocais, Doença do Refluxo gastroesofágico, Medicamentos (inibidores de ECA), Insuficiência Cardíaca.

INVESTIGAÇÃO

Visto a grande variedade de condições que podem levar ao aparecimento da tosse, e uma vez que mais de uma delas pode estar presente numa mesma pessoa, uma avaliação médica com anamnese e exame físico detalhados sobre a cronologia da tosse e dos sintomas associados à mesma são fundamentais para o diagnóstico correto. A partir daí, exames complementares diversos (Radiografias de tórax e dos seios da face, espirometria, endoscopia digestiva, etc) podem ser indicados de forma individualizada para confirmar ou excluir as causas clinicamente identificadas.

TRATAMENTO

Por se tratar de um mecanismo de defesa pulmonar, a simples inibição do reflexo da tosse é inefetiva e até perigosa. Sendo assim, a identificação da CAUSA da tosse é fundamental, permitindo a instituição de um tratamento nela baseado.

Fonte: ΙΙ Diretrizes Brasileiras no Manejo da Tosse Crônica


 

Agende sua Consulta aqui ou Ligue no (11) 5543-1612/5093-4512

 

Ligue

(11) 5543-1612
(11) 5093-4512

WhatsApp: (11) 983858841


Nosso Endereço

Rua Paiaguás, 152 - Campo Belo,
São Paulo - SP
CEP 04624-080

Instituto Aster